terça-feira, 11 de maio de 2010

Energia de ionização

Energia de ionização

define-se como energia de ionização ou também chamada de potencial de ionização, a energia a ser fornecida a um átomo neutro, gasoso e em estado fundamental para extrair um eletrón em sua camada mais fraca.


A Energia e a Ionização do Átomo


Outra definição: A facilidade com que você pode remover um elétron de um átomo é medida por sua energia de ionização, que é definida como a energia mínima necessária para remover um elétron do átomo na fase gasosa:

Podemos expressar assim:

X + 1E.I. -----> X (positivo) + 1E-

E.I = energia de ionização

Sendo esta correspondente a primeira energia da primeira ionização. A segunda energia de ionização é a energia necessária para remover um segundo elétron e seu valor é sempre maior do que a primeira, porque o volume de um íon positivo é menor que a do átomo neutro e a força eletrostática é maior no íon positivo do que no átomo, uma vez que mantém a mesma carga nuclear:

X (positivo) + 2 E.I.-----> X 2+ + e -

Lembre-se: a segunda energia de ionização de um elemento (energia necessária para remover um elétron ao cátion + A) é maior do que o primeiro, enquanto a terceira energia de ionização é ainda maior.

Você pode deduzir o significado da energia de ionização do terceiro eletrón e os outros posteriores.

A energia de ionização é expressa em elétron-volts, joules ou quilojoules por mol.

1 eV = 1,6.10 -19 Coulombs. 1 volt = 1,6.10-19 joule

Os elementos da mesma família ou grupo de energia de ionização diminui com o aumento do número atômico, ou seja, para cima e para baixo.

Nos elementos de mesmo período, a energia de ionização cresce a medida que o número atômico aumenta, ou seja, da esquerda para a direita.

A energia de ionização é maior nos gases nobres, já que a sua configuração eletrônica é a mais estável e, portanto, terá que fornecer mais energia para remover um elétron. Pode-se deduzir quais são os elementos que têm os maiores valores para a segunda e terceira energia de ionização. Observe que esta não se refere à energia necessária para remover um elétron de camadas internas, lembre-se que eles são mais agarrados ao átomo, porque eles estão mais próximos.

Para retirar os elétrons restantes é necessária cada vez mais energia (ou seja, a energia de ionização é maior para cada elétron subseqüente).

Descendo uma família, a distância entre o núcleo e o elétron aumenta e a atração entre o elétron e o núcleo diminui.

Quando retiramos muitos elétrons, o núcleo se torna mais positivo, a carga nuclear efetiva aumenta sua atração sobre os elétrons e torna-se mais difícil remover um elétron mais próximo de núcleo do átomo.

Elétrons e Orbitais de Valência:
elétrons, orbitais, ionização, gráfico, distribuição eletrônica, núcleo


Tabela de Ionização:
energia de ionização, elétrons, energia

Professor, empregos e vagas em todo o país.

Melhores Artigos de Educação Profissional e Concursos

Apostilas Gratuitas para Concurso


Apostilas recomendadas para profissionais que desejam prestar algum concurso público ou atualizar seus conhecimentos em alguma área.
Para o nível fundamental, médio, superior e técnico.
Elas possuem conteúdos diversos juntamente com questões de provas anteriores, o setor público oferece salários mais atraentes e estabilidade, a carreira pública tornou uma ótima opção para quem procura estabilidade em sua profissão.
Quase que diariamente são criadas novas vagas de emprego e oportunidades para profissionais de diversas áreas incluindo ensino para professor em diversos estados incluindo nos mais economicamente ativos do país como incluindo São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Lista completa de apostilas para concursos na área de direito, administração, contabilidade e educação.

Dicas para Entrevista de Emprego


Veja as dicas de Max Gehringer para fazer uma entrevista com a empresa em que você deseja trabalhar, falar sobre desenvolvimento profissional e pessoal, desafios na profissão, envolvimento profissional, participação em projetos, organização, contribuição para o sucesso da sua empresa ajuda na hora da entrevista; Profissionais de Alagoas, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, confiram nosso artigo.
Aponte habilidades vistas como de grande utilidade no mercado de trabalho como criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, competência, proatividade, responsabilidade, empenho e entusiasmo. Confira !
Dicas de Max Gehringer para um entrevista de emprego

Aperfeiçoamento Profissional

Aprenda a ser uma melhor profissional na área em que você atua seja da educação primária, superior, administração ou advocacia. Obtenha um melhor retorno na função em que você atua.
Vídeos de aperfeiçoamento profissional

Concursos em Alagoas, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina,seja para Fisioterapeuta, Engenheiro, catcho, seleção catcho, Informatica, temporários, Assistente Social, Advogado, Eletricista, Administrador, Técnico, Médico, Serviço Social, enfermagem, fármacia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e psicologia. Aqui você pode conferir todas as vagas para professores em curitiba, ponta grossa, montes claros, prefeitura municipal de schroeder, toledo, são leopoldo,campo grande, camargo corrêa, vagas para engenheiros, administradores, advogados, economistas, técnicos, fisioterapeutas.
Aqui você encontra seu oportunidade em qualquer área de atuação, oportunidades e ofertas não faltam!.

Palavras mais Procuradas:
cdrj, vaga professora curitiba, concurso docas advogado rj
resultado do concurso de itapema -sc, emprego para professor em curitiba, apostila cdrj, cst centro de solidariedade ao trabalhador, emprego p/ professor pr, administração pública cespe, gestão de pessoas para seleções nas diversas bancas, NOÇÕES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA, NOÇÕES ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS, NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA, RECURSOS HUMANOS, MPU GESTÃO DE PESSOAS.

Exercícios de Informática e Provas para Concursos do TRT e INSS
Administração Pública MPU
Tribunal Regional do Trabalho TRT
Tribunal Regional Eleitoral TRE
Arquivologia para MPU
Noções de Arquivologia MPU
Noções de Arquivologia para Cespe, Fundação Carlos Chagas e ESAF.
Questões de Administração Pública CESPE
Questões CESPE LRF
Arquivologia para Concursos Públicos
Administração Pública
Gestão de Pessoas
Informática para Concursos
Português para Provas do TRT RS
Direito Administrativo para Provas do TRT RS
Prova Ancine 2012
Concurso do BNDES e TRE de Pernambuco